Os balões para festas de aniversárioexistem há muito, muito, tempo. De hélio ou de latex, coloridos e com formas fazem a alegria de miúdos e graúdos. Que características possui o hélio e como chegaram até nós os balões de latex e de nylon?

Os balões de latex modernos, tal como os conhecemos na actualidade, foram inventados na Nova Inglaterra durante a Grande Depressão

balões para festas de aniversárioOs balões de latex, como hoje os conhecemos para as festas de aniversário, surgiram de várias tentativas de um engenheiro químico que começara a fazer experiências de latex líquido com câmaras-de-ar. Estávamos na América, a Nova Inglaterra, na época da grande depressão, e o tal engenheiro recortou um pedaço de cartão com o formato da cabeça de um gato e mergulhou-o em latex.

Depois do cartão secar, Neil Tillotson tinha um balão com a forma de cabeça de gato com orelhas e tudo. Estava fantástico e meteu mãos à obra para produzir cerca de dois mil balões que posteriormente vendeu na rua durante a parada anual do dia do patriota em Boston.

Mais tarde, em meados da década de setenta, os balões prateados e metalizados - vulgarmente chamados de Mylar ou Foil - foram desenvolvidos para o New York City Ballet: já não eram de latex mas produzidos com nylon metalizado e com um preço final superior.

Uns e outros, latex, nylon ou hélio, não passam de moda e são presença habitual: quem dispensa os balões para festas de aniversário?

O hélio é um é um gás monoatómico, incolor e inodoro com uma forte utilização no enchimento dos balões para festas de aniversário e para todo o tipo de eventos festivos. Trata-se de um gás com características peculiares: possui o menor ponto de evaporação de todos os elementos químicos e só pode ser solidificado sob pressões muito grandes.

O hélio é, poderoso, o segundo elemento químico em abundância no universo depois do hidrogénio. No entanto, na atmosfera terrestre encontram-se apenas alguns traços deste gás que são provenientes da desintegração de alguns elementos. Em alguns depósitos naturais de gás pode ser encontrado em quantidade suficiente para a sua exploração e é para o enchimento de balões e dirigíveis, como líquido refrigerante de materiais supercondutores criogénicos e como gás engarrafado utilizado em mergulhos de grande profundidade, que o hélio tem a sua maior utilização.

O hélio é mais leve que o ar. Quer isto dizer que a densidade do hélio é menor do que a densidade do ar e este diferencia-se do hidrogénio por não ser inflamável apesar de apresentar um poder ascensional 8% menor. Por este motivo, e por ser um gás inerte, é utilizado em dirigíveis e balões para festas de aniversário e com fins recreativos, publicitários, reconhecimento de terrenos, filmagens aéreas e para investigações das condições atmosféricas. 

Faça uma selecção de todos os tipos de balões para festas de aniversário na Misterius.

Empresa 100% nacionalPara um Portugal melhor
Apoie as empresas nacionais
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
PAGAMENTOS DISPONÍVEISpagamentos disponiveis