Escolher ser arlequim, entre tantas fantasias de halloween e saber, para contar, as origens na commedia dell"arte italiana. Ser, por um dia, trapalhão, preguiçoso, malandro e fanfarrão.

Arlequim, uma das fantasias de halloween mais curiosas da História: a origem desta personagem cómica na commedia dell"arte italiana


Arlequim é uma personagem que teve a sua origem na commedia dell"arte italiana, trata-se de uma figura cómica - uma espécie de bobo da corte - com características bem específicas: é tanto trapalhão e malandro, fanfarrão e preguiçoso como amiúde aparece com ingenuidade e gentileza. O Arlequim pode ser tanto uma das fantasias de halloweeen como de carnaval. Ficou, aliás, famoso no Carnaval devido à marchinha "Pierrot apaixonado", de Noel Rosa e Heitor dos Prazeres, em cantiga de amor entre Arlequim, Pierrot e Colombina.

A commedia dell"arte, também conhecida como comédia italiana ou commedia all"improviso, é uma forma de arte popular que surgiu no século dezasseis em Itália. Mantendo-se popular na Europa até o século dezoito, terá sido um sucesso de sátira social que se alastrou à França e à Inglaterra.

Trata-se de um tipo de comédia, feliz para recriação em fantasias de halloween, que é marcado pelas actuações nas ruas e nas praças públicas, pela criação colectiva dos atores e pelo improviso do elenco: uma maravilha. Regra geral, no elenco, há a tradicionalidade de um casal de namorados que vê a sua paixão castrada pelo pai da rapariga ou por um velho que com ela se quer casar. É, então, altura de entrar em cena o trapalhão arlequim que vai agitar a peça com as suas confusões tão engraçadas.

Itinerância das companhias da commedia dell"arte e o improviso davam o charme a este tipo de arte popular

Apresentando-se de cidade em cidade, assim eram as companhias da commedia dell"arte. O improviso dava-se tanto no desenrolar das peças como na criação e montagem dos cenários que, na maioria das vezes, eram realizados em palcos de dimensão muito pequena ou até mesmo nas suas carroças.

Cada actor era também o criador das suas falas e da pele da personagem que iria vestir: uma arte que começava e acabava na pura criatividade do improviso dos dizeres e das emoções.

Além do querido arlequim existiam outras personagens com características bem definidas que se agrupavam: o grupo dos apaixonados, o grupo dos velhos ranzinzas e avarentos e o grupo dos empregados trapalhões - todas excelentes opções para fantasias de halloween.

Refira-se, por exemplo, o caso do Pantaleão - um velho comerciante, bem galanteador e desajeitado também, que facilmente se apaixonava por uma rapariga tenra e, por isso, era motivo de chacota.  Ou o caso do Capitão, um militar vaidoso armado em herói, um grande covarde.

O Arlequim é uma excelente opção por entre tantas fantasias de halloween disponíveis na montra da nossa loja online. Visite-nos!