Fazer um cenário com efeitos especiais em festas de aniversário para crianças é um desafio: utilizar gelo seco vai conferir-lhe uma realidade magnífica. Mas antes, saiba aqui tudo a respeito deste dióxido de carbono sólido e bem visível com tantas utilizações e vantagens.

O gelo seco é composto por dióxido de carbono na sua forma sólida e visível: nasce da neve carbónica e pode ser usado para produzir efeitos especiais em destas de aniversário para crianças

festas de aniversário para criançasO gelo seco tem características muito próprias, razão pela qual é produzido diariamente a partir de dióxido de carbono líquido (CO2) que é, posteriormente, libertado de forma brusca à pressão atmosférica. Acontece assim: produz-se a neve carbónica que é, depois, pressionada para formar o gelo seco cuja conservação é temporária confinando-se a apenas alguns dias. 

Conhecido como sendo versátil, limpo e com um grande desempenho o gelo seco pode ser utilizado para produzir cenários diferentes e excêntricos em festas de aniversário para crianças com efeitos especiais - assim como nas cadeias de frio de produtos alimentares frescos ou congelados, no transporte das amostras a uma temperatura controlada, controlo da temperatura em amassadores, picadores, misturadores, arrefecimento de vindimas, limpeza criogénica, eliminação de rebarbas e ainda testes de quebra de temperatura. 

Em termos mais técnicos, se está a pensar fazer deste um efeito especial para as festas de aniversário para crianças deste ano, o gelo seco tem uma temperatura de -78,5°C e quando aquecido a 0°C possui uma capacidade de refrigeração de ˜ 645 kJ por kg desta substância que pode ser utilizada.

As vantagens da utilização do gelo seco para diversos fins são muitas e boas em relação a outros sistemas de refrigeração do mercado

O gelo seco assume como uma excelente vantagem o facto de, uma vez terminada a eventual aplicação, desaparecer sem deixar quaisquer odores ou resíduos - uma propriedade específica que  oferece vantagens significativas comparativamente com outros sistemas de refrigeração.

Tratando-se, por exemplo de manter alimentos congelados durante uma semana, uma das suas funcionalidades, uma outra vantagem do gelo seco é a pouca quantidade necessária para produzir frio: neste caso 20 Kg são suficientes. Ocupa igualmente pouco espaço, o que se torna excelente para o transporte de produtos. Quando compactado em pellets ou em nuggets é também um produto de fácil manipulação e aplicação. Esta característica associada à rapidez do poder de refrigeração confere-lhe mais excelência.

Importante é também referir que a libertação de dióxido de carbono gasoso faz do gelo seco um produto bacteriostático e fungistático - isto quer dizer que produz frio e é inibidor do desenvolvimento de microrganismos.

Optar pela utilização de gelo seco é um acrescento de qualidade nas suas variadíssimas utilizações, inclusive em festas de aniversário para crianças. Conheça o produto na nossa loja online.