A magia faz parte do inconsciente colectivo desde sempre e acompanha-nos desde tenra idade. Quem cresceu sem acariciar as histórias das mil e uma noites não pertence à magia desse tempo. As mil e uma noites são contos cuja origem, um pouco ambígua, crê-se pertencer à Índia, Pérsia e ao mundo árabe. E o que seria de nós, adultos de hoje, sem os encantos e a magia do tapete voador que faz da arte mágica uma diversão?

Contos da mil e uma noites são uma referência do Médio Oriente nos truques de magia em forma de manuscritos

magiaOs contos que integram as mil e uma noites são de diversas origens e foram sendo acrescentados e suprimidos ao longo da história da obra. As mais antigas referências à obra não mencionam que contos compunham a colecção desconhecendo-se, por isso, quais foram as primeiras versões das histórias - uma vez que os manuscritos com contos que chegaram até aos nossos dias datam do século quinze.

Trata-se de uma obra clássica estruturada com histórias em cadeia: cada conto termina com uma deixa que o liga ao seguinte, o que leva todo aquele que é curioso a querer sempre continuar a história, interrompida com a magia sempre no ar. E daí talvez a escolha bem sugestiva de mil e uma - se fosse mil era estanque e sem margem para a ideia de continuidade...

Schahriar, rei da Pérsia, terá sido vítima da infidelidade da sua mulher. Então mandou matá-la e resolveu passar cada noite com uma mulher diferente que mandava degolar na manhã seguinte. Uma mulher especial, Sherazade, começou um conto que despertou o interesse do rei em ouvir-lhe a continuação sempre na noite seguinte. Sherazade, em talento puro no ligar dos seus contos, conseguiu encantar o rei por mil e uma noites. E foi poupada da morte.

Este parágrafo merece, por ter magia, um sorriso. Porque o importante mesmo a reter está nesta metáfora traduzida por Sherazade: a liberdade conquista-se pelo exercício da criatividade.

Tapete voador pode mesmo ser real - a revelação de um estudo da Universidade de Harvard

Apesar de ter já alguns anos, um estudo da Universidade de Harvard revela que, pelo menos em teoria, um tapete voador - tal como na lenda - pode levantar-se do chão e voar por uma curta distância: tal e qual a magia dos tapetes voadores das histórias de mil e uma noites.

Trata-se de um artigo publicado na revista científica "Physical Review of Letters" que refere os resultados da pesquisa: uma folha de papel do tamanho de uma nota em dinheiro pode manter-se a flutuar no ar se estiver em movimento de vibração ondulatória durante cerca de 10 vezes por segundo.

Este estudo, sem qualquer magia, compara este princípio ao mesmo que rege o movimento sobre as águas de animais marinhos que conseguem manter-se sobre a água por alguns segundos - podendo mesmo ser aplicado a um tapete. Este tapete voador, sem a magia encantadora e só com a realidade exuberante, não pode, no entanto, transportar pessoas devido ao impacto das vibrações.

E ainda bem: o tapete voador é possível na realidade mas as leis do equilíbrio sugerem que só a magia lhe traz o encanto necessário para voar. 

Todos os artigos de magia, tapetes voadores inclusive, podem ser visitados na nossa loja online.

Empresa 100% nacionalPara um Portugal melhor
Apoie as empresas nacionais
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
PAGAMENTOS DISPONÍVEISpagamentos disponiveis